Title Image

Serviços

Construímos ideias
1062
Projectos
32
Anos de experiência
43
Países alcançados
4
Continentes
Arquitectura

É, indubitavelmente, na arquitectura que a FAT se especializou e em que detém larga experiência. Desde o início da sua actividade, a FAT tem tido a oportunidade de explorar inúmeros programas e, por isso, fazem parte do seu portefólio: edifícios de habitação, comércio, escritórios, equipamentos desportivos, museus, hotéis, estações de transportes, entre outros.

 

Em todas as suas propostas, apesar das diversas circunstâncias em que cada projecto se insere, a FAT tem uma preocupação comum: o respeito pelos desejos e necessidades de cada cliente. À sua equipa pertencem técnicos especializados em diversas áreas que garantem a boa execução e a funcionalidade de cada projecto. A gestão do projecto é rigorosa e, do primeiro esboço à fase de obra, são estabelecidas relações de confiança entre todos os intervenientes. O acompanhamento eficaz dos processos de licenciamento, o cumprimento dos prazos e o controlo orçamental são objectivos essenciais para toda a equipa. Actualmente, também a utilização de sistemas BIM faz parte da gestão integrada de projecto, o que nos obriga a dispor dos meios tecnológicos mais recentes, no sentido de atingir o melhor resultado possível.

Urbanismo

O urbanismo tem, ao longo dos anos, assumido uma importância crescente para a FAT, tornando-se uma das áreas de estudo e acção. É indispensável compreender que tudo é relevante na organização de planos urbanos – os edifícios em si, a relação entre eles, o espaço que os envolve, a realidade socioeconómica de quem os habita – pelo que, não podem ser elaborados com uma visão parcial.

 

Pensar urbanismo envolve reflectir sobre as necessidades futuras, num tempo de constante mudança, procurando articular história, tipologias e diferentes dinâmicas, no sentido de definir propostas sustentáveis que consintam melhorias no quotidiano das pessoas e que não reproduzam padrões desadequados à realidade.

 

Deste modo, a FAT tem sempre como objectivo modelos de intervenção culturalmente aceites, que respeitem os ecossistemas e que sejam, social e economicamente, viáveis, tanto para quem habita como para quem investe.

Arquitectura Paisagista

A arquitectura paisagista tem como objecto de intervenção o lugar e a paisagem. É uma abordagem multidisciplinar em que é necessário conjugar as áreas sociais e ecológicas, a biologia, a botânica, a geologia e a tecnologia, além do próprio desenho arquitectónico associado à concepção de projecto.

 

A FAT trabalha o paisagismo numa relação muito directa com os próprios projectos de arquitectura, de acordo com a escala de intervenção de cada um deles. Assim, um projecto de arquitectura paisagista pode abranger planos de ordenamento do território; a organização de espaços públicos, através do desenho de praças, arruamentos, jardins, frentes ribeirinhas e, ainda, jardins privados, coberturas e fachadas ajardinadas, logradouros e terraços. Num momento em que se pretende tornar os espaços onde vivemos mais sustentáveis, nos seus projectos, a FAT procura um maior equilíbrio entre espaços construídos e espaços verdes, tornando-os mais agradáveis e humanos.

Reabilitação

A reabilitação de edifícios é uma das vertentes de projecto mais exploradas pela FAT. Defendemos que a reabilitação do património arquitectónico é o legado histórico que confere à cidade uma maior autenticidade cultural, pois é, neste valor, que os habitantes se revêem, em que está representada a sua cultura e um dos motivos pelos quais as cidades mantêm interesse turístico.

 

A FAT tem incentivado a reabilitação do edificado, desenvolvendo estratégias operacionais, financeiras e programáticas que permitem a sua reutilização de forma contemporânea e funcional. Assim, ao longo da nossa experiência, foi possível recuperar antigas fábricas, habitações ou conventos obsoletos, que, hoje, funcionam plenamente como hotéis, habitação, centros interpretativos, entre outros. Encaramos a reabilitação com a mesma responsabilidade com que projectamos novos edifícios, por isso, independentemente da escala, uma das principais preocupações neste tipo de intervenção é a protecção identitária do edifício como factor de valorização histórica e comercial.

Design de Interiores

A arquitectura de interiores está, intimamente, ligada à funcionalidade de cada espaço. Este projecto pode desenvolver-se num espaço a construir, ou já construído, e define-se seleccionando o tipo de iluminação, materialidades, cores e mobiliário, cuja disposição é também pensada, para que, em conjunto, todos estes elementos criem o ambiente adequado a cada experiência.

 

Conhecendo os desejos e as preferências dos seus clientes, a FAT apresenta soluções que tornam cada espaço único e acolhedor, considerando sempre o programa, o orçamento disponível e os prazos de entrega.

Modelação 3D

Hoje, a modelação 3D é parte integrante do processo de estudo e desenvolvimento de um projecto. O 3D tem sido uma das principais ferramentas da FAT para testar ambiências, materiais e soluções construtivas, permitindo, sobretudo, comunicá-las ao cliente. Assim, em conjunto, ambos atingem um melhor resultado final.

 

Na era da imagem, os renders são também essenciais do ponto de vista comercial, visto que facilitam a divulgação e a venda do edifício antes ainda de a sua obra estar concluída. Por este motivo, são-nos solicitadas imagens, ou renders, cada vez mais realistas. Os softwares 3D consentem, ainda na fase de projecto, prever possíveis erros de cálculo, ou incompatibilidades técnicas, o que evita adversidades em obra e, consequentemente, desperdiçar tempo e dinheiro a todos os intervenientes envolvidos.

Design de Comunicação

O Design Gráfico é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideias e conceitos, que requer uma actualização permanente para acompanhar as tendências do mercado. O designer gráfico é também um arquitecto, neste caso, de informação. O seu papel passa por interpretar e gerir a informação fornecida pelo cliente, traduzindo-a numa composição visual com uma mensagem clara, coerente e atraente para o seu público-alvo. Quando o cliente encomenda um projecto de arquitectura, por vezes, procura soluções integradas de comunicação. Na FAT é possível complementar o seu projecto:

 

1. Criando uma marca para promover um edifício no mercado imobiliário;
2. Desenvolvendo uma identidade corporativa para a sua área de negócio;
3. Produzindo peças gráficas específicas.

 

Desta forma, o Design é uma vertente complementar do trabalho desenvolvido pela FAT.